segunda-feira, 12 de maio de 2014

Teoria da deriva continental




Essa teoria foi criada pelo meteorologista Alfred Wegener, após as investigações do cartógrafo Ortelius, ao observar os mapas do século XVI em que os continentes eram unidos, e em 1912, Wegener criou a teoria da deriva continental. Ele afirmou que a aproximadamente 200 milhões de anos atrás não existia separação entre os continentes, ou seja, havia somente uma única massa continental chamado de Pangéia, e um único oceano, chamado de Pantalassa.
Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana, e a partir daí os continentes foram se modificando até suas formas atuais.

O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da deriva continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.
Outra ideia que reforça a teoria foi a descoberta de fósseis de animais da mesma espécie em continentes diferentes, pois seria impossível que esses animais tivessem atravessado o Oceano Atlântico, a única explicação é que no passado os dois continentes encontravam-se juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário