segunda-feira, 12 de maio de 2014

A escala de tempo geológico





INTRODUÇÃO
As diferentes formas de investigação na idade das rochas, da vida e da Terra são chamadas de geocronologia. A partir da geocronologia foi possível estabelecer uma sucessão da Terra, chamada de escala de tempo geológico. Essa escala representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. 
 
             

                

 Na formação da Terra os elementos se encontravam em temperaturas mais altas que 12.000˚C, não existia ar, era apenas uma esfera de magma em ebulição. No primeiro Éon, chamado Hadeano(o mais antigo), o núcleo da Terra se formou. A superfície da Terra foi formada pelo magma (material pastoso em altas temperaturas), conforme as intensas chuvas de meteoros atingiam a Terra trazendo dentro delas pequenas partículas de água que ao atingirem o planeta em grandes quantidades levaram a temperatura a aproximadamente 80˚C resfriando a superfície e assim formando a crosta e dando origem as primeiras rochas.
No éon seguinte, chamado Arqueozoico, deu-se a crosta terrestre onde o vapor de água da atmosfera e fortes ventos da velocidade com que a terra se movimentava criasse uma grande tempestade. Formou-se então um oceano quente, onde surgiu as primeiras formas de vida: os organismos unicelulares.
O éon Proterozoico durou dois bilhões de anos, sendo assim o mais longo. Com o resfriamento do magma criou-se as primeiras placas que ao se juntarem, futuramente formariam os continentes. No final do éon, surgiram os organismos multicelulares. Algas e bactérias liberaram oxigênio sobre a atmosfera.
No éon Fenerozoico se desenvolveu mais formas de vida como peixes, insetos, répteis e anfíbios. No período Carbonifero formou a massa continental chamada Pangéia. No Mesozoico se desenvolveram grandes animais, aves e flores.
Na era Cenozoica (a atual), se fragmentaram os continentes. Cadeias de montanhas realizaram a separação dos continentes e por fim se desenvolveram conforme as espécies os mamíferos e os seres humanos.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário