sábado, 10 de maio de 2014

Cadeias de Montanha: Andes e Himalaia

As cadeias de montanhas surgem quando camadas sobrepostas de rochas são dobradas e pressionadas para cima, devido ao choque entre as placas tectônicas.

Andes


Localiza-se no continente sul-americano, margeando quase toda a costa ocidental. O ponto mais alto da cordilheira dos Andes é o pico do Aconcágua na Argentina, com altitude de 6962 metros.


A cadeia de montanha dos Andes é resultante do encontro da placa do Nazca e da placa su-americana. Quando houve o choque entre essas duas placas, a placa mais pesada (a de Nazca) sofreu um processo de subsidência, ou seja, ela afundou em direção ao magma da Terra, enquanto a mais leve (a placa Sul-Americana) sofreu deformações, o que deu origem à essa montanha.


Tal processo sempre foi considerado pelos geólogos como lento e gradativo, ou seja, demorava milhões de anos para ocorrer. No entanto, estudos recentes realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que a formação dos Andes pode ter ocorrido de forma “abrupta” sob o ponto de vista do tempo geológico, dobrando de tamanho entre 2 e 4 milhões de anos.


 A Cordilheira dos Andes possui uma grande influência sobre o clima das diferentes regiões na América do Sul, ajudando a distribuir parte da umidade produzida na Amazônia para o interior do Brasil, além de apresentar as nascentes dos rios que dão origem ao Amazonas. Muitos desses rios são de origem nival, ou seja, surgem a partir do derretimento da neve das montanhas da cordilheira.



                   


Himalaia

 O nome "himalaia" vem do sânscrito e significa "morada na neve". É a mais alta cadeia de montanhas do Planeta, é conhecido como "teto do mundo". 


A cordilheira do Himalaia se estende por uma faixa de cerca de 2500 km. Sua largura varia de 400 km oeste a 150 km leste. São cerca de 110 picos com mais 7300 metros de altura aproximadamente.


Se localiza entre a planície indo-gangética ao sul, e o planalto tibetano ao norte.

Os Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra. 
 Abrange cinco países: China, Paquistão, Nepal, Butão e Índia. Entre os picos mais altos, temos o Everest, a montanha mais alta da Terra. 

Essa cadeia de montanha surgiu do encontro da placa indiana com a placa euro-asiática. Esse encontro fez com que a placa indiana gerasse uma pressão sobre a placa euro-asiática. Essa pressão fez a placa euro-asiática abaixar e a placa indiana elevar por cima da placa euro-asiática.


  Face norte do Monte Everest.

9 comentários:

  1. eu nao entendi eu presciso saber onde fica a montanha do himalaia se nao meu trabalho vai ficar uma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A cordilheira do Himalaia se estende por uma faixa de cerca de 2500 km. Sua largura varia de 400 km oeste a 150 km leste. São cerca de 110 picos com mais 7300 metros de altura aproximadamente". Poxa, só ler, amigo. Você pode colocar no seu trabalho a maior delas (Everest) e falar sua especificações.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei todas as explicacoes, aliás sou fascinada por esse assunto: cadeias de montanhas, picos, cataratas ,cordilheiras, vulcões, etc.....

    ResponderExcluir
  4. Muito explicativo, me ajudou bastante no meu trabalho. Obrigada!!!

    ResponderExcluir