segunda-feira, 12 de maio de 2014

Origem

O vulcanismo, tanto na Islândia quanto no Havaí, se deve ao fenômeno geológico que ocorre no interior da Terra para a superfície, quando há muita pressão do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.
O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, na maioria das vezes nas regiões que limitam placas tectônicas, ou o processo ocorre no interior de uma placa.
As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho. Entretanto, se por um lado elas são destrutivas, pelo outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo, como é o caso do Havaí e da Islândia, pois o encontro de placas que em suas áreas ocorrem de um processo de subducção na crosta oceânica, ou em seus arredores, quando uma placa "mergulha" sob a outra. Sendo eles os chamados pontos de hot spots - pontos em que o magma rompe a camada superficial- possuem muitos vulcões ativos, que são necessários para que a pressão dos gases, juntamente com a lava, saia das profundezas dos vulcões, funcionando como “ponto de escape de lava”


Fontes:

·         Livro: Geografia Conexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário