segunda-feira, 12 de maio de 2014

Origem dos Terremotos no Chile, Japão e Califórnia

Terremoto do Chile
“Um potente terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado, 27, sacudindo a capital Santiago por um minuto e meio e desencadeando um alerta de tsunami no Oceano Pacífico.  Segundo as autoridades chilenas, há 147 mortos confirmados, mas o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, disse que o número ainda pode subir.”                                                                            Segundo o site Estadão.
Terremotos do Japão
“...Seu território está localizado em uma das áreas mais sísmicas do planeta (no limite da placa tectônica Euroasiática), numa zona de convergência de placas tectônicas, denominada “Círculo do Fogo do Oceano Pacífico”.
Essa instabilidade tectônica é consequência de uma zona de convergência que envolve as placas do Pacífico, Euroasiática Oriental, Norte-Americana e das Filipinas. O encontro desses blocos que compõem a camada sólida externa da Terra é responsável por constantes terremotos, tsunamis, além de intensa atividade vulcânica na região.”                                                                                                                                   Segundo o site Brasil Escola
 Terremotos na Califórnia
“O sul da Califórnia voltou a tremer neste sábado (30), sacudido por um terremoto de magnitude 4,1, a maior das mais de 100 réplicas registradas após o tremor de 5,1 registrado na noite de sexta-feira (29) no sudeste de Los Angeles.
O tremor foi registrado perto da cidade de Rowland Heights, por volta das 14h32 (11h32 em Brasília), segundo o Serviço Geológico Americano (USGS), que informou que o movimento teve uma profundidade de 8 quilômetros...”
                                                                                                                      Segundo o site G1.com
                                                                                                                     
Baseado nesses fenômenos e outros como os tsunamis e ou os maremotos, cientistas vem há anos pesquisando os motivos pelos quais essas regiões são frequentemente “atacadas” por desastres geológicos. Assim após anos de pesquisa criou-se a teoria da Deriva Continental, diz que a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares.

Placas tectônicas - gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais a parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras.
Esses processos são classificados em:
1.    Zonas de divergência – as placas tectônicas afastam-se umas das outras.  
          Zonas de convergência – as placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser de subducção ou obducção:
Subducção – as placas movem-se uma em direção a outra e a placa oceânica (mais densa) “mergulha” sob a continental (menos densa).Obducção ou colisão – choque entre duas placas na porção continental. Acontece em virtude da grande espessura dos trechos nos quais estão colidindo.

As principais placas tectônicas são:
·         Placa do Pacífico;
·         Placa de Nazca;
·          Placa Sul-Americana;
·         Placa Norte-Americana ;
·         Placa da África;
·         Placa Antártica;
·          Placa Indo-Australiana;
·          Placa Euroasiática Ocidental;
·          Placa Euroasiática Oriental;
·         Placa das Filipinas.


O Japão está localizado em três placas tectônicas, a Eurasiana, das Filipinas e a do Pacífico.

O Chile está localizado em uma placa, considerada uma das mais ativas que é a placa de Nazca, que originou o maior terremoto do Chile, de 9,5 graus na escala Richter, em 1960.

Na Califórnia, existe a Falia de San Andreas, que se estende por cerca de 1290 km. A idade mais afetada com essa falia, que é o encontro das placas tectônicas que se transforma, é a de São Francisco.


Fontes:
·         http://pt.wikipedia.org/wiki/Falha_de_Santo_Andr%C3%A9
·         http://pensargeo.wordpress.com/2011/03/12/japao-esta-localizado-entre-tres-placas-tectonicas/
·         http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm
·         http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/novo-terremoto-atinge-california.html
·         http://www.brasilescola.com/japao/o-terremoto-no-japao.htm
·         http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,terremoto-de-magnitude-8-8-atinge-chile-mais-de-100-mortos,516967,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário