segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estrutura Interna da Terra

Segundo pesquisadores, desde os gregos, se tem registros que os homens já se interessavam por saber da estrutura interna da Terra, então criaram métodos para tentar analisa-la. São eles:
  • Métodos Diretos - é o estudo dos fenômenos geográficos, visíveis na superfície terrestre.
  1. Exploração de jazidas naturais;
  2. Sondagens do solo;
  3. Estudo de magma e xenólitos.
  • Métodos Indiretos - baseia-se no fornecimento de dados das zonas de impossível acesso. Esses dados podem vir do uso de tecnologias diversas que recolhem os dados que necessitam de uma abordagem interdisciplinar ou da utilização de cálculos matemáticos
1.       Densidade Terrestre;
2.       Gravimetria – é a análise da quantidade de cada elemento que contém em uma determinada mistura;
3.       Geomagnetismo;
4.       Sismologia;
5.       Geotermismo – é a ciência que estuda as correntes térmicas que vem do manto superior.
Após determinarem criaram dois modelos:


Crosta ou Litosfera - é a camada mais externa da litosfera de um planeta ou corpo celeste. 

Manto Superior ou Astenosfera– Inicia logo após a crosta oceânica, é o principal fornecedor de magma que se manifesta na crosta.

Manto inferior ou Mesosfera – A velocidade das ondas sísmicas deve ocorrer principalmente da compactação de um material de ferro de composição uniforme.

Núcleo externo - Essa região forma o campo magnético da Terra. O núcleo externo é formado por ferro e o material que está em estado líquido.

Núcleo interno ou Endosfera– se encontra em estado sólido, pode estar mais quente que o Sol. É uma esfera contínua niquelar e de ferro, que tem a pressão da Terra situada no centro dela. É sua esfera central, um imenso cristal de ferro sólido.




Fontes:

Um comentário: